Tóquio - As obras de implantação da linha Chuo Shinkansen de trem bala por levitação magnética (Maglev) ligando as cidades de Tóquio e Nagoya começam a ser executadas este ano no Japão com previsão de entrega em 2027.
Estima-se que a nova linha e os novos Shinkansen deverão ligar ambas cidades ou 285,6 km por volta de impressionantes 40 minutos. A construção de um enorme túnel que cruzará os alpes da região de Minami é considerada a fase mais complexa do projeto e foi iniciada no dia primeiro deste mês.
A linha deverá conectar a estação de Shinagawa (um dos 23 distritos de Tóquio) cruzando cinco prefeituras: Kanagawa; Yamanashi; Shizuoka; Nagano e Gifu; até chegar ao seu destino final, a Nagoya, capital da prefeitura de Aichi.
Os comboios Maglev Shinkansen viajam a uma velocidade máxima de 505 km/h. E vale dizer que cerca de 80% do trecho será realizado através de túneis, que deverão "cortar" e ligar a região central do país.
A pesquisa sobre o Maglev Shinkansen começou em 1962 no já extinto instituto técnico para ferrovias do Japão. O projeto foi então herdado e assumido pelo grupo JR Tokai quando as linhas férreas do Japão foram privatizadas em 1987, sendo divididas em sete companhias ou "JR's" a partir de então.
Fonte: Jiji Press