Translation Support

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Bolsa de Tóquio sobe pelo segundo dia consecutivo, após comentários de Yellen

A Bolsa de Tóquio fechou em alta pelo segundo dia consecutivo nesta quinta-feira (19), impulsionada pela perspectiva de juros mais altos e de fortalecimento do dólar após comentários da presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Janet Yellen.

O Nikkei, índice que reúne as empresas mais negociadas na capital do Japão, subiu 0,94%, a 19.072,25 pontos, depois de registrar ganho de 0,43% no pregão anterior.

Em discurso ontem, Yellen disse que demorar muito para elevar as taxas de juros pode levar a uma "desagradável surpresa" na forma de inflação. Dados publicados na quarta-feira mostraram que a inflação anual ao consumidor dos EUA ultrapassou 2% pela primeira vez em dois anos e meio em dezembro. A fala de Yellen reforçou a expectativa de que o Fed continuará aumentando os juros básicos este ano, após o ajuste do mês passado.

A expectativa de juros mais altos impulsionou ações de seguradoras em Tóquio: Dai-ichi Life Holdings e T&D Holdings avançaram 2,8% e 2,4%, respectivamente.

Além disso, o iene se enfraqueceu frente ao dólar durante a madrugada, favorecendo papéis dos setores industrial e de eletrônicos, caso da Sharp (+4,6%) e da Fanuc (+3,7%).

A Toshiba, por outro lado, sofreu um tombo de 16%, após notícia de que as perdas da empresa relacionadas a atividades de energia nuclear podem superar 500 bilhões de ienes (US$ 4,4 bilhões), mais do que se previa anteriormente.