Translation Support

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Bolsa de Tóquio cai, em meio a iene forte e cautela antes da posse de Trump

A Bolsa de Tóquio fechou em baixa nesta segunda-feira (16), à medida que o iene voltou a se fortalecer ante o dólar e os investidores demonstraram cautela antes da posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump.

O índice Nikkei, que reúne as ações mais negociadas na capital do Japão, caiu 1%, a 19.095,24 pontos, ampliando as perdas de 0,86% que acumulou na semana passada.

Esperanças de que Trump seja agressivo na adoção de estímulos fiscais ajudaram a impulsionar os mercados acionários globais desde o início de novembro, mas o sentimento agora é de relutância antes que o republicano apresente planos concretos. Na última quarta-feira, Trump decepcionou na primeira entrevista coletiva desde sua eleição, ao falar muito pouco sobre iniciativas para a economia.

A bolsa japonesa deverá ter uma semana difícil antes da posse de Trump, marcada para sexta-feira (20), segundo Tomoichiro Kubota, analista de mercado sênior da Matsui Securities.

Além disso, persistem temores de que a saída do Reino Unido da União Europeia (o chamado "Brexit") seja "dura", o que ajudou a impulsionar o iene em relação ao dólar e outras moedas durante a madrugada. Em momentos de incerteza, a divisa do Japão costuma atrair maior demanda.

A operadora japonesa de serviço postal, a Japan Post Holdings, foi destaque de baixa hoje em Tóquio, com queda de 4,9%, após notícia de que o Ministério de Finanças do país pretende vender uma fatia adicional na empresa, talvez já em meados deste ano. Subsidiárias do grupo, Japan Post Bank e Japan Post Insurance recuaram 5,1% e 3,6%, respectivamente.

Já a Nippon Steel & Sumitomo Metal teve queda de 4,1%, depois de a siderúrgica estimar que demorará oito meses para regularizar a produção em uma de suas fábricas, atingida por um incêndio no último dia 6.

A Nintendo, por sua vez, caiu 2,3%, ampliando desvalorização recente após os preços elevados de seu novo console de vídeo game, o Switch, decepcionarem participantes do mercado.