Translation Support

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Brexit pode fazer empresas japonesas reverem estratégia na Europa

Empresas japonesas vão provavelmente rever suas estratégias de negócios na Europa após a premiê do Reino Unido, Theresa May, ter dito que o país vai tentar sair completamente da União Europeia.

Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, até outubro de 2015, o Reino Unido abrigava mais de mil companhias japonesas, atrás somente da Alemanha.

Muitas empresas do Japão veem o Reino Unido como um centro de negócios na Europa. Além disso, o país tem o inglês como língua oficial e carrega a fama de proporcionar ambientes favoráveis para o setor empresarial.

Muitas montadoras japonesas, entre elas a Nissan, a Toyota e a Honda, têm fábricas no Reino Unido. Em outubro do ano passado, a Nissan havia anunciado que iria continuar a produzir veículos no país mesmo após a sua saída da União Europeia.

Na época, a empresa japonesa disse que a decisão havia sido motivada pelo apoio e garantias oferecidas pelo governo britânico.

Mas a Nissan talvez reveja a decisão. Caso o Reino Unido saia do mercado comum europeu, tarifas podem vir a ser impostas em veículos exportados do território britânico para países que fazem parte da União Europeia. A Nissan vai analisar como uma eventual saída completa dos britânicos afetaria as suas operações.

Fonte: NHK