Translation Support

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Crise da Toshiba acentua-se com perdas de 5,6 bilhões em ativos. Ações despencam

A Toshiba continua em maus lençóis, com uma crise financeira que se agravou ainda mais nesta quinta-feira, 19, depois de notícias que a empresa iria registrar uma desvalorização de 6 bilhões de dólares na sua divisão de energia nuclear nos EUA. Os mercados reagiram e as ações da gigante japonesa já caiam 15%, segundo a Reuters.

E há sérias dúvidas se a empresa tem capacidade de "consertar" este sério problema, mesmo que se conclua o rentável negócio de chips e memórias flash da Toshiba.

O grupo japonês contatou o Banco de Desenvolvimento do Japão para pedir ajuda, segundo uma fonte anônima referida pela Reuters. Além disso, a empresa tem estado em várias reuniões com os seus principais financiadores para discutir possíveis suportes.

Depois de um escândalo contabilístico em 2015, em que se descobriu que a empresa manipulou resultados, a Toshiba mergulhou numa inesperada crise no final do ano passado, quando se começou a especular sobre os verdadeiros custos dos projetos que envolviam a construção de diferentes unidades de energia nuclear adquiridas nos EUA.

A Toshiba não quis comentar a notícia da Reuters, mas desde 2015, a empresa tem tido dificuldade em encontrar financiamento em diferentes mercados. Em cima da mesa poderá estar a separação da unidade de chips e memória flash, além da criação de uma nova empresa para tal negócio, na qual a empresa é pioneira e detentora de várias patentes.

O grupo japonês quer ainda vender uma posição minoritária na unidade de semicondutores. A Toshiba emprega quase 190 mil pessoas globalmente e opera em diversos negócios, desde eletrodomésticos até turbinas hidrelétricas.