Esta semana o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, recebeu a ilustre presença do fundador da Sociedade Filantrópica Humanitas, Padre Haruo Sasaki.
Na pauta, a apresentação de alguns dos vários projetos humanitários norteados pela entidade, que desde a década de 1970, auxilia a população mais necessitada da região noroeste do estado na prevenção e combate à hanseníase.
Sobre a sociedade
Foi no final da década de 1970, num lugarejo no noroeste do Estado do Paraná, no município de São Jerônimo da Serra, que um sacerdote e assistente social japonês, o padre Haruo Sasaki, descobriu, durante os festejos da Semana Santa (que ele havia sido solicitado a celebrar naquele ano), que haviam hansenianos pedindo esmola nas escadarias da igreja. Interessado em ajudá-los, ficou impressionado ao saber que, no interior daquele município, haviam muitas famílias de hansenianos vivendo escondidas no meio do mato, excluídas completamente da sociedade.
A partir de então, começou a fazer uma campanha para arrecadar fundos para auxiliar os hansenianos e fundou a Sociedade Filantrópica Humanitas com o intuito não somente de dar assistência aos doentes com hanseníase mas também de criar uma instituição que auxiliasse na reintegração dos mesmos à sociedade.
Hoje, a Sociedade Filantrópica Humanitas, graças às doações, cresceu mais e conta, além do ambulatório e do laboratório para atender aos doentes, com um centro de reabilitação e de reintegração dos hansenianos, de atendimento a seus familiares e a outras pessoas carentes.