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sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Aumenta consumo de alimentos prontos vendidos em lojas de conveniência no Japão

Por Paulo Sakamoto

Tóquio - Os práticos alimentos prontos vendidos em lojas de conveniência do Japão estão se tornando cada vez mais populares, principalmente entre idosos e mulheres que trabalham.

Com o envelhecimento da população, menos idosos são capazes de cozinhar e acabam optando por comida pronta. Para muitos que moram em regiões isoladas, os combinis são os únicos locais acessíveis para compra de alimentos.

Com a grande procura, as redes de lojas de conveniência estão aumentando a oferta e a variedade de produtos para atender a demanda.

A rede FamilyMart aumentou em cerca de 30% a oferta de alimentos prontos, como saladas, cozidos e outros complementos. A rede Seven-Eleven investiu em novos produtos e está reformulando as receitas com produtos de melhor qualidade.

De acordo com uma associação que reúne as empresas que produzem comida pronta para o consumo, as vendas desse tipo de alimento em 2015 totalizaram ¥9,59 trilhões, um aumento de 20% em relação ao ano de 2010. Desse total, cerca de ¥2,95 trilhões foram vendidos em lojas de conveniência.

Importado dos Estados Unidos na década de 1970, o modelo de loja de conveniência se firmou no Japão ao longo dos anos como algo indispensável para a vida cotidiana.

Estima-se que existam mais de 50 mil lojas de conveniências espalhadas pelo país, movimentando cerca de ¥10 trilhões por ano.

Fonte: Alternativa