Por Paulo Sakamoto
Tóquio - Os práticos alimentos prontos vendidos em lojas de conveniência do Japão estão se tornando cada vez mais populares, principalmente entre idosos e mulheres que trabalham.
Com o envelhecimento da população, menos idosos são capazes de cozinhar e acabam optando por comida pronta. Para muitos que moram em regiões isoladas, os combinis são os únicos locais acessíveis para compra de alimentos.
Com a grande procura, as redes de lojas de conveniência estão aumentando a oferta e a variedade de produtos para atender a demanda.
A rede FamilyMart aumentou em cerca de 30% a oferta de alimentos prontos, como saladas, cozidos e outros complementos. A rede Seven-Eleven investiu em novos produtos e está reformulando as receitas com produtos de melhor qualidade.
De acordo com uma associação que reúne as empresas que produzem comida pronta para o consumo, as vendas desse tipo de alimento em 2015 totalizaram ¥9,59 trilhões, um aumento de 20% em relação ao ano de 2010. Desse total, cerca de ¥2,95 trilhões foram vendidos em lojas de conveniência.
Importado dos Estados Unidos na década de 1970, o modelo de loja de conveniência se firmou no Japão ao longo dos anos como algo indispensável para a vida cotidiana.
Estima-se que existam mais de 50 mil lojas de conveniências espalhadas pelo país, movimentando cerca de ¥10 trilhões por ano.
Com o envelhecimento da população, menos idosos são capazes de cozinhar e acabam optando por comida pronta. Para muitos que moram em regiões isoladas, os combinis são os únicos locais acessíveis para compra de alimentos.
Com a grande procura, as redes de lojas de conveniência estão aumentando a oferta e a variedade de produtos para atender a demanda.
A rede FamilyMart aumentou em cerca de 30% a oferta de alimentos prontos, como saladas, cozidos e outros complementos. A rede Seven-Eleven investiu em novos produtos e está reformulando as receitas com produtos de melhor qualidade.
De acordo com uma associação que reúne as empresas que produzem comida pronta para o consumo, as vendas desse tipo de alimento em 2015 totalizaram ¥9,59 trilhões, um aumento de 20% em relação ao ano de 2010. Desse total, cerca de ¥2,95 trilhões foram vendidos em lojas de conveniência.
Importado dos Estados Unidos na década de 1970, o modelo de loja de conveniência se firmou no Japão ao longo dos anos como algo indispensável para a vida cotidiana.
Estima-se que existam mais de 50 mil lojas de conveniências espalhadas pelo país, movimentando cerca de ¥10 trilhões por ano.
Fonte: Alternativa