O Japão e a Indonésia aprofundaram os laços econômicos e políticos durante uma visita do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que está usando uma turnê por quatro países da Ásia para destacar o papel do governo contra a assertividade da China no Mar do Sul da China.
O presidente da Indonésia, Joko Widodo, disse que o aumento do investimento japonês na Indonésia tem sido "muito significativo" duplicando para US$ 4,5 bilhões entre janeiro e setembro do ano passado.
Ele disse que os países realizaram acordos de defesa e que os ministros conjuntamente estabelecerão neste ano 215 acordos de cooperação marítima.
Widodo disse que houve acordos sobre o desenvolvimento de um porto em Masela, na Indonésia, e para discussões preliminares de uma linha ferroviária que ligará a capital Jacarta com a cidade de Surabaya.
A China tem divergências sobre fronteiras marítimas e zonas de responsabilidade no mar do Sul da China e no mar da China Oriental com uma série de países da região - Japão, Vietnã e Filipinas. A China reivindica a região e diz que o Vietnã e as Filipinas se aproveitam do apoio norte-americano na escalada da tensão na região.
Fonte: Associated Press/JCNET