Translation Support

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Toshiba quer vender participação em negócio de chips para Western Digital, diz fonte

TÓQUIO (Reuters) - A Toshiba está tentando vender uma participação minoritária em seu negócio de semicondutores para a Western Digital, disse uma fonte, em uma tentativa de abrandar o impacto milionário iminente em uma aquisição nuclear dos EUA.

O conglomerado, que ainda se recupera de um escândalo contábil de 1,3 bilhão de dólares, chocou os investidores no mês passado ao anunciar os custos excedentes em um negócio nuclear norte-americano comprado em 2015, o que poderia significar um ônus contra lucros de 4 bilhões de dólares.

A Toshiba não tem muitas opções para compensar o impacto dessa redução que poderia acabar com seu patrimônio líquido. Dado o fato de que a empresa está na lista de observação da Bolsa de Valores de Tóquio, é impossível levantar fundos dos mercados financeiros. O divisão de seu lucrativo, mas de capital intensivo, negócio de chips e uma venda de participação são talvez as únicas saídas.

"É verdade que estamos discutindo uma cisão (spin-off) de nosso negócio de chips de memória, mas nada foi decidido", disse a Toshiba em um comunicado, após o jornal de negócios Nikkei informar nesta quarta-feira que a empresa estava considerando tal movimento. A unidade de chips gera a maior parte do lucro operacional da empresa japonesa.

Enquanto a Toshiba não confirmou se estava procurando vender cerca de 20 por cento da unidade para a Western Digital por até 2,7 bilhões de dólares, conforme informou a Nikkei, uma fonte a par do assunto disse que as duas empresas estavam em negociações para uma venda de "participação minoritária".

(Reportagem Makiko Yamazaki e Kentaro Hamada)

Fonte: Reuters