Translation Support

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Japão e União Europeia voltam a debater parceria econômica

O Japão e a União Europeia estão reiniciando nesta terça-feira, 17, em Bruxelas, as negociações para a conclusão de um Acordo de Parceria Econômica.

Os dois lados esperavam chegar aos termos gerais do acordo até o final de 2016, mas não conseguiram reduzir suas diferenças. O Japão tem pedido pela remoção das tarifas sobre carros, enquanto a União Europeia quer que o lado japonês elimine ou reduza as tarifas sobre laticínios e carne de porco, entre outros produtos.

O Japão está voltando sua atenção ao pacto com o bloco europeu após o futuro do acordo de livre comércio Parceria Transpacífico ter se tornado incerto. O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, disse repetidas vezes que vai retirar seu país da Parceria assim que assumir o cargo.

Autoridades da União Europeia parecem estar ansiosas para fazer progressos com o Japão o quanto antes, uma vez que os lados que pedem pela proteção do emprego e da indústria nacional devem ganhar espaço nas eleições que ocorrem ainda este ano na Holanda, França e Alemanha.

Analistas dizem que os negociadores vão enfrentar duros desafios para chegar a um acordo.

Fonte: NHK