Translation Support

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Japão e Indonésia decidem ampliar a cooperação no setor de segurança

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente da Indonésia, Joko Widodo, concordaram em organizar uma reunião de seus chanceleres e ministros da Defesa em Jacarta até o fim do ano. O objetivo é ampliar a cooperação na área de segurança.

Os dois líderes se encontraram domingo à noite, 15, no Palácio Bogor.

Em uma aparente referência à ampliação das atividades da China no Mar da China Meridional, Abe e Joko reafirmaram a importância do Estado de direito e da resolução pacífica de conflitos.

Eles concordaram que temas referentes ao Mar da China Meridional são de grande interesse para toda a comunidade internacional e estão diretamente relacionados com a paz e a estabilidade da região.

Abe disse que o Japão irá ajudar a Indonésia a desenvolver as Ilhas Natuna, localizadas no Mar da China Meridional. Indonésia e China estão cada vez mais em disputa pelo direito de pesca nas proximidades das ilhas.

O premiê japonês afirmou que irá acelerar as negociações com a Indonésia sobre um pacto para promover a transferência de equipamento de defesa e tecnologias.

O líder japonês também se ofereceu para expandir o apoio à infraestrutura na Indonésia, incluindo um trem de alta velocidade, e ajuda no melhoramento das capacidades da patrulha marítima e medidas antiterroristas.

Fonte: NHK