Translation Support

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

No Japão, postos de abastecimento de carros eléctricos superam bombas de gasolina

Segundo reportagem publicada pelo conceituado jornal Japan Times, o Japão possui cerca de 40 mil postos de carregamento elétrico de automóveis movidos a bateria ou 6 mil unidades a mais que os postos de combustíveis convencionais.

O levantamento gerou certa polêmica entre as petrolíferas, governo e fabricantes de automóveis, especialmente pelo fato do índice ter desconsiderado o número de bombas de combustível em avulso de cada posto convencional, uma vez que cada unidade de abastecimento elétrico possui apenas uma tomada na vasta maioria dos casos - atendendo, consequentemente, menos automóveis.

Desta forma, se consideradas todas as bombas em detrimento ao número de tomadas, com certeza o resultado da pesquisa seria outro, até porque vários ''postos" elétricos relevados pelo estudo são de origem privada: ou seja, pertencem a uma família ou determinada smart community, não atendendo ao público/consumidor em geral.

Entretanto, quando consultada a respeito da pesquisa, a montadora Nissan declarou que, independentemente do resultado, tornara-se evidente que os carros híbridos e elétricos são uma realidade irreversível, devendo ditar o futuro do mercado nos próximos anos.

Apenas para efeito de comparação, os EUA ocupam o segundo lugar mundial em termos de estações de abastecimento elétrico de automóveis com cerca de 9 mil unidades ou 31 mil a menos que o Japão, índice que por si só atesta o verdadeiro nível de comprometimento do país nesta fonte alternativa de combustível.

Fonte: SAPO Portugal