Translation Support

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Japão estende contratos de exploração de petróleo nos Emirados Árabes

O Japão e os Emirados Árabes Unidos chegaram a um acordo para expandir os direitos de uma empresa japonesa sobre campos de petróleo ao largo da costa do país no Oriente Médio.

No domingo, 15, o ministro japonês da Economia, Comércio e Indústria, Hiroshige Seko, fechou o acordo em uma reunião nos Emirados Árabes Unidos com o sultão Ahmed Al Jaber, CEO da Companhia Nacional de Petróleo de Abu Dhabi.

A empresa japonesa Inpex Corporation, sediada em Tóquio, vai passar a poder explorar dois pequenos campos de petróleo ao largo da costa do país por 25 anos. Os direitos de exploração das reservas iriam expirar em março de 2018.

O Japão ainda precisa lidar com o término de contratos de exploração de campos de petróleo maiores também ao largo da costa dos Emirados Árabes. As reservas em questão representam um quarto da extração japonesa da matéria-prima pelo mundo inteiro.

Seko também se encontrou com líderes que exercem influência sobre a Companhia Nacional de Petróleo de Abu Dhabi para tentar estender os direitos japoneses de exploração dos campos.

Segundo o ministro do Japão, as negociações vão estar a pleno vapor em pouco tempo. Em seguida, afirmou que o governo japonês está pronto para competir com empresas chinesas e americanas que também querem extrair petróleo das mesmas reservas.

Por fim, Seko ressaltou as contribuições financeiras e ambientais que Tóquio deu para os Emirados Árabes.

Fonte: NHK