O Japão deu início à construção do que a mídia oriental classificou de “novo país”, para traçar seu próprio destino, afirmou na quarta-feira (4) o primeiro ministro japonês Shinzo Abe durante coletiva de imprensa por ocasião do Ano Novo na cidade de Ise, província de Mie.
Seu discurso foi divulgado no site da televisão online do governo do Japão. Em 2017 é celebrado o 70º aniversário da "Constituição pacífica" japonesa, definida sob supervisão dos EUA, que o governo de Abe tenta mudar para conseguir mais independência em questões de defesa do 'País do Sol Nascente'.
"É hora de olharmos para o futuro, para os próximos 70 anos, e começarmos a construção de um novo país", frisou Shinzo Abe. O futuro dos japoneses "não é algo que alguém lhes deva dar". "Nós, os japoneses, vamos construí-lo com nossas próprias mãos – é agora que precisamos de esforços para fazê-lo", acrescentou o primeiro-ministro.
De acordo com Abe, o caminho para tal futuro será aberto pela próxima sessão do parlamento japonês, marcada 20 de janeiro. O foco principal da administração de Abe será para a economia e à diplomacia ativa em política externa. A relação com a Rússia está evidência nessa redefinição do Japão.
Fonte: UOL/Japan Times