Translation Support

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Empresa japonesa substitui mais de 30 funcionários por sistema de AI da IBM

Você já ouviu falar no Watson, um sistema de Inteligência Artificial da IBM? Aqui no Brasil, a companhia anda investindo na publicidade deste robô que em breve poderá roubar seu emprego.

A seguradora japonesa Fukoku Mutual Life demitiu 34 funcionários que serão substituídos pela plataforma, que será usada para calcular os pagamentos devidos aos segurados da companhia. O trabalho era feito de forma manual com os analistas. Graças ao Watson, a empresa espera aumento de 30% em sua produtividade.

Na seguradora, o Watson será útil para informações médicas, como tempo de internação, procedimentos realizados e histórico de pacientes para determinar o valor dos pagamentos que a seguradora deve fazer.

A Fukoku Mutual Life afirmou que o investimento trará retorno financeiro em menos de dois anos de implantação. Foram £ 1,4 milhão investidas, valor que corresponde a R$ 5,5 milhões,

O Watson usa o software IBM DeepQA e o framework Apache UIMA para rodar. O sistema foi escrito em diversas linguagens de programação, como Java, C++ e Prolog, e funciona com SUSE Linux Enterprise Server 11 utilizando o framework Apache Hadoop.

No Brasil, o Watson está sendo treinado "em português" pelo banco Bradesco. Vários apps também utilizam o Watson, como é o caso do Nutrino e o MeCasei.

Um estudo do Fórum Econômico Mundial indica que o avanço da tecnologia será responsável pela extinção de 5,1 milhões de empregos até 2020. O número corresponde apenas ao grupo de 15 nações mais desenvolvidas do mundo. Pois é, além do trabalho manual, como de ser recepcionista em hoteis e até mesmo manicures, os humanos terão até o trabalho intelectual substituído. 

Fonte: Onortao