O Japão não tem mais restrições à importação de carne bovina brasileira. Segundo o Ministério da Agricultura, a mudança foi anunciada durante a 13ª Conferência das Partes (COP 13) , no México.
O vice-ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do país asiático, Hiromichi Matsushima, deu a notícia pessoalmente ao ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
O Brasil ainda pretende abrir mercado no Japão para frutas e produtos pets (rações e outros alimentos para animais de estimação). Blairo Maggi se comprometeu a enviar informações complementares sobre manga e melão. O abacate também está na lista de interesse dos japoneses.
De acordo com Hiromichi Matsushima, no caso da carne “faltam apenas resolver algumas questões burocráticas no Ministério da Saúde do Japão”. A abertura será tanto para as carnes bovinas processadas quanto as in natura.
Pedidos do Japão
O vice-ministro japonês pediu a Maggi que sejam aprovados estabelecimentos japoneses para exportar ao Brasil a carne bovina da raça wagyu in natura.
Além da pauta de comércio, o vice-ministro observou que empresas japonesas têm muito interesse em realizar investimentos em infraestrutura no Brasil.
Fonte: Suíno Cultura Industrial