Translation Support

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Bancos japoneses ameaçam sair de Londres

Alguns executivos de instituições financeiras japonesas avisaram os responsáveis do governo britânico com a pasta do sector financeiro que estão a estudar opções para basear as suas operações na Europa, fora de Londres.

Segundo o Financial Times desta sexta-feira, 16 de Dezembro, na reunião com os ministros Simon Kirby e Mark Garnier alguns responsáveis dos bancos, incluindo do Nomura e do Daiwa Capital Markets, disseram que "seria melhor para os clientes da União Europeia terem um hub alternativo".

Esta semana, o ministro das Finanças inglês, Philip Hammond, esteve em Tóquio com esta questão no topo da agenda. O governante reuniu-se com altos quadros de cinco grupos financeiros japoneses, na qual foram abordadas questões sobre o acesso ao mercado e as condições de trabalho depois do Brexit.

Hammond admitiu depois que se os banqueiros "tiverem acesso total aos mercados a partir de Londres continuarão a operar como agora. Se não tiverem terão que reestruturar a forma como as suas operações lidam com o mercado europeu".

Os quatro maiores bancos japoneses empregam mais de 5.000 pessoas no Reino Unido, segundo o Financial Times. E outros grupos são responsáveis por milhares de postos de trabalho.

O deadline de seis meses aponta para Junho de 2017, um ano depois do referendo.

Fonte: Negócios