Translation Support

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Parlamentar japonês defende estreitamento das relações Japão-EUA-Taiwan

Keisuke Suzuki, do partido liberal-democrata, disse em um fórum internacional em Taipei, nesta quarta-feira, 14, que o continente asiático enfrenta dois principais desafios: o crescimento chinês e o potencial isolamento norte-americano da futura gestão Trump.

Segundo Suzuki, se o Japão e os EUA não demonstrarem claramente um comprometimento econômico e militar para com o continente, muitos países da região irão manter-se “muito próximos” da China, em especial por não terem escolha e por serem vulneráveis ao poderio econômico e bélico chinês.

O parlamentar afirmou ainda que o poderio norte-americano e japonês na região vem sendo constantemente desafiado pelos chineses, especialmente após o desenvolvimento de submarinos e armamento nuclear na ilha de Hainan, ao sul do mar da China. Outro “afronte” seria os testes e treinamentos aéreos nesta região, causando constantes “desconfortos” nos japoneses e especialmente, taiwaneses. 

Neste contexto, Suzuki defendeu que EUA, Japão e Taiwan precisam unir-se militarmente e economicamente, cooperando entre si diante do gradativo e constante avanço da soberania chinesa no continente. “A existência de uma nação taiwanesa livre e independente é muito importante para a segurança da nação japonesa. Uma vez que Taiwan sofre constante pressão chinesa (tanto diplomaticamente, comercialmente quanto militarmente), o Japão também é impactado” completou o parlamentar.

Fonte: Japan Times