Translation Support

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Japão supera China e volta a tornar-se maior credor dos EUA

O Japão regressou à posição de maior credor dos Estados Unidos da América, oito anos depois de ter perdido o título. Segundo a agência Europa Press, o país asiático detinha, em Outubro, um volume de dívida norte-americana de 1,13 trilhões de dólares, superando a China que até aqui se encontrava em primeiro lugar.

O Japão representa 18,7% do total da dívida dos Estados Unidos da América detida por nações estrangeiras. Ainda assim, revela a mesma agência, a dívida de que o Japão é proprietário caiu 4,5 bilhões de dólares face ao mês de Setembro. Relativamente ao ano anterior, a quebra é de 9,5 bilhões de dólares.

Quanto à China, que ocupava a primeira posição desde 2008, a dívida dos Estados Unidos da América registrou uma queda de 41,3 bilhões de dólares em Outubro. A China detém 18,5% do total da dívida do país.

Deste modo, Japão e China juntos detêm 37,2% da dívida dos Estados Unidos da América na posse de estrangeiros. Juntas, acumulam mais de 6 trilhões de dólares. Face ao mês anterior, representa uma queda de 116 bilhões de dólares.