Translation Support

sábado, 31 de dezembro de 2016

EUA anunciam sanções contra máfia japonesa por lavagem de dinheiro

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (30) sanções contra vários líderes e duas entidades ligadas a quadrilhas da Yakuza, a máfia japonesa, por suas atividades de lavagem de dinheiro.

O Departamento do Tesouro americano informou em comunicado das sanções foram impostas aos membros do grupo yakuza Kobe Yamaguchi-gumi, uma facção recém-separada da Yamaguchi-gumi que se transformou em uma das principais gangues mafiosas do país, com quase 7 mil membros.

As sanções incluem o congelamento de ativos de três líderes mafiosos: Takashi Ikeda, de 71 anos; Kunio Inoue, de 68, e Osamu Teraoka, de 67, com quem as instituições financeiras dos EUA não poderão mais fazer negócios.

As punições também afetam duas entidades, a própria Kobe Yamaguchi-gumi e o Yamaken-gumi, considerado pelas autoridades americanas como uma organização subsidiária da rede criminosa.

"Esta ação reflete o compromisso contínuo do Departamento do Tesouro de proteger os sistemas financeiros americanos e internacionais da influência maligna das organizações criminosas transnacionais", afirmou no comunicado John Smith, diretor interino do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC, na sigla em inglês).

A Kobe Yamaguchi-gumi se formou em setembro de 2015, quando 13 de suas gangues, incluindo a Yamaken-gumi, se separaram da organização principal para formar seu próprio grupo.

As autoridades americanas incluíram a Yamaguchi-gumi em sua lista negra de organizações sancionadas em fevereiro de 2012.

A Yakuza mantém relações com quadrilhas criminosas na Ásia, Europa e América, onde utiliza empresas legítimas dos setores de construção, bens imobiliários e finanças, entre outros, para lavar dinheiro e ocultar os lucros de suas atividades ilegais.

Nos Estados Unidos, segundo o Tesouro, a Yakuza esteve envolvida no narcotráfico e na lavagem de dinheiro.