Translation Support

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

A economia japonesa e Donald Trump

O fator do iene desvalorizado, se torna positivo para a economia do Japão, pois ajuda as empresas a aumentar os investimentos, aumentando os lucros, disse um consultor do primeiro-ministro Shinzo Abe na quinta-feira.

Os planos do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, para gastos com infra-estrutura e cortes de impostos também são atraentes, porque isso ajudaria a economia americana a crescer e, por sua vez, beneficiar a economia japonesa, disse Yasutoshi Nishimura à Reuters.

“Eu não vou comentar sobre os níveis de moeda, mas um iene fraco geralmente ajuda a levantar os lucros das empresas”, disse Nishimura”.
 
O iene caiu 11% em relação ao dólar desde a vitória surpresa de Trump no mês passado.

Funcionários e empresas do governo japonês dizem que a moeda fraca, impulsiona os ganhos dos exportadores e contribui para a inflação, aumentando os preços de importação.

No entanto, a queda do iene no mês passado tem sido tão rápida que alguns comerciantes e economistas estão preocupados com uma súbita reversão ou excesso de volatilidade.

Um enfraquecimento do iene aumenta os preços das importações, tirando algumas pressões do Banco do Japão.

Tentando afastar a economia de uma rotina deflacionária, o banco central tem lutado para gerar inflação através de seu programa de flexibilização quantitativa.

Fonte: IPC Digital