Translation Support

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Os japoneses estão contentes com o USA?

Em uma pesquisa conjunta do Yomiuri Shimbun e da consultoria norte-americana Gallup, 57 por cento dos entrevistados japoneses e 48 por cento dos norte-americanos disseram que consideram as relações Japão-EUA atuais “boas” ou “muito boas”.

Estes números foram quase os mesmos que os da pesquisa anterior em novembro do ano passado, com 58 por cento dos entrevistados no Japão e 49 por cento nos Estados Unidos dizendo que as relações eram boas.

No entanto, 41 por cento dos entrevistados japoneses disseram que as relações bilaterais vão se deteriorar muito daqui pra frente, acima de 7 por cento na pesquisa anterior.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, repetidamente criticou a aliança Japão-EUA e expressou sua intenção de retirar os Estados Unidos do Pacto de Livre Comércio da Parceria Transpacífica, de modo que parece que a incerteza sobre o futuro das relações bilaterais se espalhou em ambos Países em desenvolvimento.

Durante a campanha eleitoral presidencial, Trump insistiu que o Japão deveria pagar mais pelo custo de hospedar as forças americanas no Japão.

Fonte: IPC Digital