Translation Support

sábado, 29 de junho de 2013

Governador participa do Imin Matsuri 2013

O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Braisl Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, com o 
representante da entidade no Japão, Satoshi Tsuda, e o governador do Paraná, Beto Richa 

O governador Beto Richa participou neste sábado (29) da abertura da 23ª Festa da Imigração Japonesa – Imin Matsuri 2013, que acontece na praça Burle Marx, ao lado do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Tradicional da colônia japonesa, a festa comemora nesta edição os 105 anos da chegada dos primeiros imigrantes daquele país ao Brasil. 

Recebido pelo cônsul geral do Japão no Paraná, Yoshio Uchiyama, e pelo presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira (Clube Nikkei Curitiba), Janio Akira Ishisaki, Richa destacou a parceria do Governo do Estado com a comunidade japonesa, firmada já há muitos anos. “Os japoneses contribuem muito para o desenvolvimento do Paraná”, disse o governador, que esteve acompanhado da secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, e o presidente da Comec, Rui Hara. 

Richa enfatizou a participação dos japoneses no desbravamento de diferentes regiões do Estado, em especial no Norte e Noroeste. “Paraná e Japão criaram forte laço de amizade, de solidariedade”, afirmou. Ele citou como exemplo o Jogo da Solidariedade, realizado em 2011 (evento que contou com o apoio da CCIBJ do Paraná), em Curitiba, para ajudar as vítimas do terremoto e tsunami no Japão e das enchentes no litoral paranaense. 

O cônsul geral do Japão no Paraná também enalteceu a amizade entre os dois povos e ressaltou o momento difícil que o Paraná atravessa por causa das chuvas e enchentes, que afetam milhares de pessoas. “Somos solidários e estamos dispostos a ajudar no que for preciso”, afirmou o cônsul. 

Realizada pela Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira, a Imin Matsuri prossegue neste domingo, com gastronomia, música, dança e artesanato. Na edição do ano passado a festa recebeu mais de 40 mil pessoas.

Fonte: AEN