Translation Support

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Presidente da FIERGS reúne-se com presidente da CCIBJ do Paraná e Cônsul Geral do Japão em Porto Alegre

Em almoço realizado na tarde desta sexta-feira, 21, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor Müller,  reuniu-se com o Cônsul Geral do Japão para a região Sul, Yoshio Uchiyama, e o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro. Na pauta, a discussão de temas relacionados ao fomento das relações bilaterais Brasil-Japão.

Acompanhado pelo Vice-presidente da Câmara, Hirofumi Nakagiri, pelo diretor de Assuntos Tributários Federais, Antonio Myasava e pelo membro do Conselho Consultivo, Taturo Yamaguchi, Oshiro entregou ao presidente da federação o material institucional da Câmara, introduzindo ao mesmo as mais recentes atividades norteadas pela entidade, destacando o atendimento a comitivas de representantes do capital privado japonês, realização de seminários bilaterais, missões econômicas, entre outros. “É muito importante situarmos a FIERGS sobre os nossos trabalhos e o quanto temos buscado parceiros que ampliem este suporte. No Paraná contamos com o constante apoio da FIEP na realização de seminários internacionais junto a comitivas de empresários do Japão, modelo de parceria que certamente pode ser aplicado com sucesso em outras federações do país” concluiu.

O Cônsul Geral do Japão para a região Sul, Yoshio Uchiyama, com o presidente da FIERGS, Heitor Müller

Já o Cônsul Uchiyama aproveitou a oportunidade para prospectar dados e atualizar informações referentes a economia gaúcha, que segundo Müller vem consolidando-se no mercado automobilístico e de implementos agrícolas. "A indústria automobilística vive um bom momento no País. No Rio Grande do Sul, temos montadoras de automóveis, ônibus e caminhões, além de um segmento de implementos agrícolas aquecido", destacou Müller, informando que a produção de grãos cresceu 24% nos últimos anos, mesmo sem aumento na área plantada.

Os principais produtos exportados pelo RS para os japoneses são a carne de frango (45,7%), madeira (33,7%), resinas plásticas (7,9%) e suco de uva (3,23%). Entre as importações do Estado estão máquinas − incluindo compressores a vapor e ar, tornos, turbinas e centros de usinagem (50,6%), circuitos inteligentes digitais (11,7%), borracha (8%) e instrumentos e aparelhos de óptica (6%). O Japão é, atualmente, o 17º destino das vendas externas estaduais.

Além dos representantes já nomeados, o encontro também contou com a presença do Cônsul do Japão em Porto Alegre, Takeshi Goto, e do executivo da FIERGS, Luciano D'Andrea.

Trechos: fiergs.org.br