Translation Support

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dirigentes da Associação Nipo-Brasileira de Kobe encontram-se com lideranças locais em Curitiba

Em jantar de confraternização realizado na residência consular na noite desta quarta-feira, 5, o Cônsul Geral do Japão para a região Sul,  Yoshio Uchiyama, recebeu a visita de dirigentes da Associação Nipo-Brasileira de Kobe, além de políticos, empresários, representantes do terceiro setor e do capital privado japonês.

Fundada em 1926, esta associação sem fins lucrativos mantém na cidade de Kobe (província de Hyogo) uma série de atividades vinculadas à manutenção e preservação da cultura de ambos os países.

Centro de Intercâmbio Cultural e Imigração de Kobe

Há cerca de quatro anos, ainda durante as comemorações do IMIN 100, o antes defasado “Centro de Imigração de Kobe” foi totalmente reformado pela associação com apoio de empresas mantenedoras e entidades congêneres (incluindo a Câmara), transformando-se no “Centro de Intercâmbio Cultural e Imigração de Kobe”, ampliando os serviços prestados.

Neste mesmo período (2009), Tadashi Nishimura, então presidente da associação, juntamente com representantes da multinacional japonesa Kawasaki (empresa mantenedora) estiveram na sede da Câmara em Curitiba apresentando ao então presidente de honra da entidade, Antonio Ueno, os resultados desta reestruturação. “Mesmo adoecido e consciente das nossas limitações financeiras no período, nosso fundador e então presidente de Honra, Antonio Ueno, nos convenceu a angariarmos fundos que acabariam auxiliando diretamente – mesmo que modicamente – na reforma da associação em Kobe. Considerando o cenário na qual estávamos inseridos, foi um importante passo e talvez uma das últimas conquistas de Ueno enquanto membro ativo da nossa entidade” relembra Yoshiaki Oshiro, presidente da Câmara.

Novo presidente

Recentemente a associação passou a contar com um novo presidente: Tetsuji Mino, executivo do grupo Sumitomo, empresa que possui raízes em Kobe.

Mino, que esteve pela primeira vez em Curitiba, agradeceu o caloroso jantar reiterando o desejo de manter projetos que atendam aos interesses da comunidade nipo-brasileira estabelecida tanto no Brasil quanto no Japão.

Além do corpo consular e representantes da referida associação, também participaram do jantar: Yoshiaki Oshiro (Presidente CCIBJ do Paraná); Luiz Nishimori (Deputado Federal); Akira Ishisaki (Presidente da Associação Cultural e Beneficente de Curitiba); Jorge Yamawaki (Assessor de Relações Internacionais da Prefeitura); e Ippei Oda (Presidente da Sumitomo Rubber do Brasil).

Para mais sobre a associação, acesse:
http://www.nippaku-k.or.jp/