Translation Support

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Agência de Internacionalização do Paraná poderá contar com escritório de apoio no Japão

Em reunião realizada nesta segunda-feira, 03, na sede da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Rui Lemes, presidente da Agência de Internacionalização do Estado do Paraná (AGINPAR) reiterou o desejo de contar com o apoio da Câmara na constituição de um escritório de apoio no Japão.

Segundo Lemes, um dos objetivos da Aginpar é a promoção comercial do Paraná no exterior, sendo de extrema relevância a elaboração de um plano de trabalho em conjunto das câmaras de comércio sediadas no estado. “Para executarmos um projeto de atração gradativa de investimentos estrangeiros ao estado é fundamental estreitarmos as relações institucionais vigentes com as câmaras de comércio e entidades congêneres, pois as mesmas já desenvolvem atividades em consonância de países do exterior” disse.

Lemes reforçou ainda a importância do apoio da CCIBJ do Paraná na constituição de um escritório de apoio no Japão. “Poucas câmaras de comércio possuem filial no exterior. Por isso, torna-se importante intensificarmos esta parceria com a Câmara (que conta com um escritório de representação no Japão) para que possamos desenvolver um ponto de referência neste país, auxiliando incisivamente no fomento de novos negócios bilaterais”.

De acordo com o presidente da Câmara, Yoshiaki Oshiro, os moldes desta parceria deverá seguir uma normativa determinada pelo estado. “É certo que o nosso escritório no Japão deverá servir de “base” para a Aginpar. Todavia, os trâmites jurídicos em torno desta possível parceria deverá ser norteada pelo Governo do Estado através de seu corpo jurídico” ressaltou Oshiro.

A reunião contou ainda com as presenças de Satoshi Tsuda, representante da Câmara no Japão,  Kazuhike Uehara, diretor da FMO. Co., Ltd, Fujio Takamura, diretor da CCIBJ do Paraná, e André Costa, gerente de Comunicação da Aginpar.