Translation Support

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Representantes da prefeitura de Curitiba reportam experiência sobre missão realizada ao Japão

O prefeito Gustavo Fruet faz apresentação a empresários locais em Tóquio

Em jantar realizado na residência do Cônsul Geral do Japão, Yoshio Uchiyama na última quarta-feira, 05, representantes do Ippuc, prefeitura de Curitiba, Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná estiveram reunidos para debater a experiência do município durante a viagem do prefeito Gustavo Fruet ao Japão.

Fruet foi acompanhado por uma comitiva de autoridades públicas e técnicos convidados pela Jica para conhecerem alguns dos mais variados produtos e soluções de Smart City, Community e Energy já empregados no Japão.

Segundo Jorge Yamawaki, assessor de Relações Internacionais da prefeitura, além de conhecer as novidades destes setores em cidades como Tóquio, Yokohama e Himeji, os membros da comitiva também participaram de seminários de negócios, expondo ao capital privado japonês as potencialidades econômicas da capital. 

Por meio de nota publicada na internet no portal da prefeitura, o embaixador do Brasil no Japão, Marcos Galvão, que participou do seminário de negócios realizado em Yokohama, destacou que há muitas oportunidades de investimento em Curitiba. “Além de ser uma das cidades mais desenvolvidas do Brasil, Curitiba é, depois de São Paulo, a capital brasileira com maior presença de descendentes de japoneses. Então, há um forte atrativo econômico, combinado com a tradição de parceria com o Japão, e por isso nosso auditório ficou lotado de interessados em ouvir a comitiva de Curitiba” afirmou.

Yamawaki, que também é diretor de Relações Internacionais da Câmara, relatou que a intenção da atual gestão é ampliar o leque de relacionamento com o Japão, não só no âmbito governamental, bem como através de parcerias com o terceiro setor. “A Câmara tem acompanhado atentamente os diálogos entre a prefeitura de Curitiba e empresários japoneses. O prefeito Fruet já sinalizou este interesse em contar conosco neste trabalho de fomento de novas oportunidades” disse.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Curitiba, Renato Lima, durante a estadia de praticamente 10 dias no Japão, a prefeitura também buscou abrir novos canais para obtenção de recursos. “O prefeito Gustavo Fruet não só renovou convênios com a Jica bem como intensificou o diálogo com o governo japonês para ampliar as nossas fontes de recursos e financiamentos em áreas estratégicas, como é o caso do meio ambiente e habitação”.

Ainda segundo relato da assessoria de imprensa da prefeitura, está sendo organizada para o segundo semestre uma missão empresarial e diplomática de Yokohama para Curitiba, todavia maiores detalhes sobre esta, ainda não foram oficialmente divulgados.

Além de Yamawaki, a CCIBJ do Paraná também esteve representada no jantar pelo seu presidente, Yoshiaki Oshiro.

Para mais sobre a viagem do prefeito ao Japão, acesse:
http://www.curitiba.pr.gov.br/tv/fruet-oferece-oportunidades-de-negocios-a-empresarios-japoneses/2644