Translation Support

segunda-feira, 24 de junho de 2013

105 anos de Imigração: Sessão solene na Assembléia Legislativa do Paraná homenageia expoentes da comunidade nipo-brasileira

Os 105 anos da imigração japonesa no Brasil foram comemorados nesta segunda-feira, 24, em Sessão Solene realizada na Assembléia Legislativa do Paraná. Proposto pelo deputado estadual Teruo Kato em parceria do Consulado Geral do Japão em Curitiba, o evento contou com cerca de 100 convidados, incluindo líderes e membros da comunidade nipo-brasileira do estado.

A abertura do evento contou com a apresentação do grupo Wakaba Taiko de Curitiba

Em seu discurso de abertura, Kato relembrou a saga dos primeiros imigrantes japoneses a bordo do navio Kasato Maru, embarcação que aportou o litoral santista em 18 de junho de 1908. “Este primeiro grupo de imigrantes japoneses que veio em busca de novas oportunidades, enfrentou inúmeras dificuldades para adaptar-se ao país. Apesar de estarem em terras desconhecidas, esses pioneiros não esmoreceram e apostaram no futuro destas terras; perseveraram e investiram no Brasil” destacou o deputado.

Kato ressaltou que ambos os países, apesar de tão distantes geograficamente, hoje desfrutam de uma excelente relação diplomática, marcada por uma intensa cooperação econômica, cultural e esportiva. Enfatizou ainda a importância da comunidade na manutenção desta frutífera e singular relação bilateral. “Congrego a todos os paranaenses para que juntos possamos tornar este onipresente laço de amizade e prosperidade - que une ambos os países - cada vez mais forte e unificado” finalizou.

Por sua vez, o Cônsul-Geral do Japão para a região Sul, Yoshio Uchiyama, frisou que o Brasil possui uma importância estratégica para este país, pois abriga a maior população Nikkei fora do Japão, atualmente estimada em 1,5 milhão de pessoas. Ratificou ainda que a comunidade nipo-brasileira desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do estado, sobretudo em função da atuação de seus descendentes em diversos setores da economia. “Como bons cidadãos, os imigrantes japoneses escolheram esta terra para viverem suas vidas, conceberem e criarem seus filhos, contribuindo para o desenvolvimento gradativo da sociedade, principalmente por meio da atuação de seus descendentes em diferentes níveis e setores da economia brasileira” afirmou.

Homenagens 

A sessão solene em comemoração aos 105 da imigração japonesa registrou também seis homenagens a paranaenses considerados expoentes da comunidade nipo-brasileira do sul do país, escolhidos após avaliação técnica e comum acordo entre a Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Assembléia Legislativa do Paraná (por meio do gabinete do deputado Teruo Kato), Consulado Geral do Japão e demais entidades representativas da região.

Pela inestimável contribuição a comunidade nipo-brasileira nas últimas décadas, foram homenageados:

- Fernando Eizo Ono (Brasília): Ministro do Tribunal Superior do Trabalho;
- Tadaaqui Hirose (Porto Alegre): Presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região;
- Atsushi Yoshii (Londrina): Vice-presidente da CCIBJ do Paraná; empresário no setor de construção civil;
- Hirofumi Nakagiri (Curitiba): Vice-presidente da CCIBJ do Paraná; empresário e industrial no setor de máquinas e implementos agrícolas;
- João Noma (Maringá): Empresário e industrial no setor metalúrgico;
- Oscar Nakasato (Apucarana): Escritor e vencedor da edição 2012 do Prêmio Jabuti, principal premiação da literatura nacional com a obra “Nihonjin”.

Representando os homenageados, Atsushi Yoshii, João Noma e Fernando Ono fizeram breves discursos registrando a história de luta e perseverança dos imigrantes japoneses que se estabelecerem no Brasil no início do século passado, enaltecendo a superação das inúmeras privações e dificuldades que sempre fizeram parte do cotidiano destes bravos pioneiros. Os homenageados também fizeram menção sobre o constante desejo de vencer as adversidades impostas pela vida, evidenciando a manutenção de valores como ética, honestidade, dedicação, espírito coletivo e respeito ao próximo, como fator determinante para o sucesso.

Menção a Antonio Ueno

O deputado estadual Teruo Kato também relembrou a singular biografia de Antonio Ueno. "Além de vereador, deputado estadual, federal, fundador da CCIBJ do Paraná e demais entidades nipo-brasileiras no interior, Ueno foi também responsável pela atração de dezenas de empresas japonesas ao Paraná tais como Denso, Sysmex, Kurashiki, Harima, Furukawa, sendo seu trabalho de fundamental importância para o desenvolvimento da economia do estado ".

Este incansável trabalho de mediação e fomento bilateral Brasil-Japão contou ainda com a liderança de 37 missões econômicas do Paraná ao Japão e participação direta na celebração dos tratados de irmandade entre os municípios de Londrina-Nishinomiya, Maringá-Kakogawa, Paranaguá-Awaji, além do tratado de irmandade entre o estado do Paraná e a Província de Hyogo.

Antonio Ueno, então deputado federal e presidente da CCIBJ do Paraná (ao centro) juntamente com o 
governador da província de Hyogo, Toshitami Kaihara, e o governador do Paraná, José Richa, 
durante inauguração da atual sede do Tecpar em 1983

Todo este esforço fez de Ueno uma unanimidade entre os líderes do governo japonês, sendo homenageado pelo então imperador do Japão, Vossa Majestade Hirohito, com a Medalha do Sol Nascente de Segundo Grau, condecoração máxima concedida pelo governo japonês somente a notáveis lideranças como a ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher.

Registraram presença

Prestigiaram a cerimônia, presidida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, os deputados federais Luis Nishimori e Hidekazu Takayama; os deputados estaduais Gilberto Martin, Tercílio Turini, Dr. Batista e Wilson Quinteiro; o secretário do Planejamento Cássio Taniguchi, que representou o governador Beto Richa na ocasião; o assessor da secretaria municipal extraordinária de Relações com a Comunidade, Jorge Yamawaki, representando o prefeito Gustavo Fruet; o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão, Yoshiaki Oshiro, entre outras autoridades.

Galeria de fotos






 

Acompanhe esta notícia na Câmara TV:
http://www.youtube.com/watch?v=S8JL8QkfHgs&feature=youtu.be

Fonte: Assessoria de imprensa Deputado Teruo Kato
Trechos: CCIBJ do Paraná
Fotos: Tecpar, Assessoria de imprensa Deputado Teruo Kato, Yukako Nagamura