Translation Support

sábado, 8 de junho de 2013

Projeto “Pintura Solidária” dá início à processo de revitalização da sede da CCIBJ do Paraná

Organizado neste sábado, 8, o projeto “Pintura Solidária” reuniu diretores e parceiros da Câmara para dar início a revitalização do Instituto Cultural e Científico Brasil-Japão (ICCBJ), denominado “Palácio Hyogo”.

Inaugurado em 1996 este empreendimento fora patrocinado pela província de Hyogo, município de Himeji e Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, além de contar com o apoio do município de Curitiba e Governo do Estado do Paraná. 

Hoje o ICCBJ anexa em sua sede a Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná e Associação Hyogo. Possui amplo estacionamento, salas individuais, sala de reunião, cozinha, salão de exposições e eventos, além de um amplo auditório capaz de comportar 200 pessoas.    

A ideia do projeto partiu do próprio presidente da Câmara, Yoshiaki Oshiro. “Em conversa com demais membros da presidência e diretores, decidimos polarizar esforços e darmos início a esta revitalização, colocando literalmente as “mãos na massa”. Este gesto simbólico não só registra o nosso amor e dedicação por este singular espaço, bem como serve de exercício de cidadania (...) Agradecemos de coração as pessoas que colocaram-se à disposição da entidade e vieram nos ajudar neste sábado" colocou.

Segundo o vice-presidente da Câmara, Gilberto Hara, ao longo de quase 2 décadas, o prédio nunca havia passado por uma completa reforma predial, algo que a atual gestão vem comprometendo-se. "É claro que reformas e reparos ocasionais sempre ocorreram, mas acreditamos que chegou o momento de revitalizarmos o espaço, principalmente se considerarmos o gradativo aumento na demanda (por parte dos empresários japoneses) pelos serviços prestados pela entidade".

Outros empresários e associados - que não puderam comparecer neste sábado - já sinalizaram o interesse em participar deste processo de revitalização, como Atsushi Yoshii, presidente da A. Yoshii Engenharia, João Noma, fundador da Noma S. A., e Hiroshige Shinbo, presidente da Denso do Brasil.

Importantíssimo ressaltar que esta reforma está sendo custeada pela Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná e empresas associadas conforme descreveu Heberthy Daijó, diretor financeiro. "As ações do tempo em nossa infraestrutura são inegáveis, sendo obrigação da Câmara nortear este projeto de reestruturação, que já conta com o apoio de algumas empresas associadas como Viaplan Engenharia, Emadel Engenharia, Elco Engenharia e A. Yoshii Engenharia" completou.

Agradecimentos

Agradecemos a todos os diretores e parceiros envolvidos neste projeto, em especial aos amigos da FMO. Co., Ltd., Hamaya do Brasil, Emadel Engenharia, Instituto Cultural e Científico Brasil Japão, Gilberto Hara e esposa (Viaplan Engenharia), Nilson Nishimura (Elco Engenharia), Yukako Nagamura (Nippak Shimbun), Rui Hara (Coordenador da Comec), Hélio Higa (Presidente da Associação Okinawa Kenjin-kai), Fujio Takamura (CCIBJ do Paraná), e Akira Ishisaki (Presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo-brasileira de Curitiba).