Translation Support

segunda-feira, 28 de março de 2011

Prefeito em exercício de Maringá, Roberto Pupin, recebe comitiva da câmara

O prefeito em exercício, Roberto Pupin, recebeu nesta sexta-feira (25) a visita do presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, para discutir a parceria com empresas japonesas. A câmara, entidade fundada por empresários e comerciantes nipo-brasileiros, mantém contato permanente com o Japão para fortalecer as relações principalmente comerciais entre os dois países.

A instalação de inúmeras empresas japonesas no Paraná foram resultado da consultoria político-administrativa prestada pela Câmara que auxilia na promoção do desenvolvimento de parcerias comerciais entre o Brasil e o Japão.

Segundo o presidente Yoshiaki Oshiro, que na década de 70 foi secretário de Administração da Prefeitura de Maringá, na gestão João Paulino, o primeiro passo para a instalação de pequenas e médias empresas japonesas é o delineamento da tendência setorial de Maringá e região. “Neste primeiro momento queremos buscar informações sobre o município, como o tipo de mão de obra disponível e setores que poderiam ser desenvolvidos com o auxílio da indústria japonesa”, explicou.

O prefeito em exercício, Roberto Pupin, destacou que Maringá possui características atrativas para as empresas japonesas e que estas podem trazer benefícios ao município. “Várias características fazem Maringá sair na frente de outros municípios para a instalação das empresas estrangeiras como aspectos de transporte, o município possui um aeroporto internacional de cargas e localização estratégica, facilidades por ter uma estação aduaneira (Porto Seco), além dos fatores sociais, como baixo índice de violência e PIB per capta acima da média nacional”, afirmou.

A reunião contou ainda com a presença do diretor de Desenvolvimento Econômico de Maringá, Shudo Yasunaga, e com o presidente do grupo Tomodati e representante da câmara em Maringá, Cláudio Suzuki.