Translation Support

sexta-feira, 11 de março de 2011

Comunidade internacional se mobiliza para ajudar Japão após tragédia

SÃO PAULO – Diversos países ao redor do mundo já estão se movimentando para prestar apoio ao Japão, que foi abalado por um terremoto de forte intensidade nesta sexta-feira.

A Organização das Nações Unidas (ONU) informou que 30 equipes estão a postos para levar assistência ao país, que já registrou ao menos 40 mortes. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que o país está pronto para ajudar de qualquer forma possível.

Segundo ele, os EUA continuarão monitorando de perto os tsunamis ao redor do Japão e do Pacífico. Cerca de 20 países estão em alerta diante da possibilidade de formação de ondas gigantes, incluindo, Colômbia, Chile, Rússia, Austrália e Havaí.

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, também demonstrou solidariedade, destacando que o país está preparado para “responder a eventuais solicitações do Japão para enfrentar essa tragédia”.

O mesmo posicionamento foi adotado pelo presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, que se prontificou a providenciar toda a ajuda necessária aos japoneses.

Fonte: Francine De Lorenzo Valor, com agências internacionais