Translation Support

sexta-feira, 11 de março de 2011

Forte terremoto atinge Japão; vários países lançam alerta de tsunami

SÃO PAULO - Um forte terremoto atingiu a parte norte do Japão nesta sexta-feira e foi sentido inclusive na capital do país. O tremor provocou ondas de até 10 metros de altura. Pelo menos 20 países e ilhas no Pacífico lançaram alertas de tsunami, incluindo Rússia, Indonésia, Austrália, Hawai, El Salvador, Costa Rica, México e Hawai.

A Agência Meteorológica do Japão anunciou que o terremoto teve magnitude estimada de 7,9, revisou para 8,4 uma hora depois e promoveu nova revisão mais tarde, para 8,9. Houve vários tremores secundários. Ainda não se sabe com clareza o número de mortos, mas já haveria pelo menos 30 vítimas fatais.

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão informou que a usina nuclear de Onagawa interrompeu suas operações após o abalo. A Kyodo News reportou que os 11 reatores nucleares em plantas nas prefeituras de Miyagi, Fukushima e Ibaraki foram afetados pelo terremoto e as operações foram automaticamente cortadas. Aparentemente, não houve vazamento de radioatividade.

A East Japan Railway Co. suspendeu todos os serviços do trem-bala de Shinkansen e de outras linhas na área metropolitana de Tóquio.

Fonte: Juliana Cardoso Valor, com agências internacionais