Translation Support

domingo, 6 de março de 2011

Japoneses têm US$73 bi investidos no Brasil

TÓQUIO: Em 2009, a paixão dos japoneses pelo Brasil passou do samba e do futebol para a moeda e o crescimento econômico. Investidores pessoa física do Japão já acumulam mais de 6 trilhões de ienes (US$73,1 bilhões) em ativos brasileiros, segundo estimativas de JPMorgan e Nomura. E isso corresponde a mais de 1% do PIB japonês, de acordo com reportagem do britânico "Financial Times".

Esse total, ainda segundo o "FT", inclui investimentos diretos em ativos brasileiros por meio de fundos de investimentos, assim como por meio da exposição ao real pelo uridashi - títulos em moeda estrangeira emitidos para japoneses, muitas vezes por instituições supranacionais - e em fundos com ativos não brasileiros mas cobertos em real.

E o investimento tem dado lucro. Yunosuke Ikeda, estrategista de divisas da Nomura, disse ao "FT" que a chave para o sucesso é a oferta de moedas de alto rendimento e opção por economias ricas em recursos naturais - dois pontos em que o Brasil se encaixa perfeitamente.

O real subiu 27% frente ao iene desde o início de 2009 e a taxa básica de juros brasileira, a Selic, está atualmente em 10,75%. A japonesa varia de 0% a 0,1%.

Fundos de renda fixa em economias emergentes estão entre os melhores investimentos do ano passado, com rendimento superior a 20% em muitos casos. E a maioria desses fundos investem ativos em dólar ou em euro com opção de proteção, que geralmente tem o real como a moeda preferida.

"Eles começaram a investir logo depois da quebra do Lehman, quando a aversão a riscos era extremamente alta entre a comunidade de investidores institucionais e, como recompensa, acabaram conseguindo um grande desempenho", explicou ao "FT" Philipp Orgler, do Barclays Capital em Tóquio.

Mas os ganhos conseguidos por muitos investidores japoneses estão fazendo eles questionarem se isso pode continuar, assim como onde estará a próxima "oportunidade Brasil" - que poderia ser na Turquia, no México ou na Austrália.

O anúncio do governo brasileiro sobre o objetivo de combater a alta do real é visto por analistas como uma oportunidade para novos investimentos japoneses, no país ou fora. "As pessoas estão procurando outras moedas, incluindo as de Indonésia e Índia", disse Ikeda. "Mas o real é muito mais popular".

Fonte: O Globo