Translation Support

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Operações do BNDES no Paraná crescem acima da média nacional


O número de operações de crédito realizadas pelo BNDES nos primeiros nove meses de 2012 cresceu no Paraná acima da média nacional. Entre janeiro e setembro deste ano foram realizadas 91.012 operações no Estado, contra 71.369 feitas em 2011, marcando variação positiva de 28%. No plano nacional, esta variação foi de apenas 19%.

De acordo com o levantamento do banco na semana passada, neste período também cresceu acima da média nacional o volume de desembolso para as indústrias paranaenses, que saltou de R$ 1,8 bilhão em 2011 para R$ 2,5 bilhões em 2012, um crescimento de 39%. No cenário nacional, este variação foi de 18%.

Na avaliação do consultor técnico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) na área de captação e fomento, Eduardo Kossovski, estes resultados refletem a atuação de entidades como a Fiep, que trabalham para difundir entre os empresários do Estado as ferramentas de crédito disponíveis no mercado.

Dentre as ações empreendidas pela Fiep para facilitar o acesso das empresas às linha de financiamento do banco, estão os seminários de crédito promovidos pela federação em diversas regiões do Estado. Nestas reuniões são apresentadas aos empresários as melhores opções de crédito do mercado e as formas de acessá-las.

Outro fruto deste trabalho é a capilaridade de ferramentas de crédito para o empresariado como o Cartão BNDES, que este ano atingiu a marca de 100% dos municípios do Paraná beneficiados pela ferramenta.

Fonte: FIEP