Translation Support

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Câmara apoia: Ichariba Choodee (Teatro Positivo)



Fundado na ilha de Okinawa, no Japão, em 1982, o Ryukyu Koku Matsuri Daiko formou-se pela união de jovens locais em torno do ideal de manter viva a cultura e difundir a beleza e alegria do espírito uchinānchu (nativos de Okinawa). Esse é o grupo de taiko (tambores) com o maior número de integrantes no Brasil. Ao todo, são quase 700 praticantes espalhados em 10 filiais, pelos estados de São Paulo, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Apesar de atuar em solo brasileiro desde 1998, foi no ano de 2007 que as raízes do grupo chegaram ao estado paranaense, fundando, assim, em julho daquele ano, a Filial Curitiba do Ryukyu Koku Matsuri Daiko.

Para comemorar o seu quinto aniversário, a filial curitibana do Matsuridaiko realizará, no dia 3 de novembro de 2012, 19h30 no Teatro Positivo – Grande Auditório, um grande espetáculo intitulado Ichariba Choodee (provérbio de Okinawa que significa “a partir do momento em que nos encontramos, somos como irmãos”). Contando com seus mais de 60 membros de Curitiba, juntamente com representantes de todas as filiais brasileiras do Matsuridaiko e outros grupos culturais de yosakoi soran (danças que simbolizam os pescadores de Hokkaido), odori (dança) de Okinawa, cantores nipo-brasileiros do Paraná, shishimai (dança do leão) e wadaiko (outro estilo de tambores), Ichariba Choodee vai mostrar ao público curitibano a riqueza e a alegria da cultura de Okinawa em um show inédito que promete ser inesquecível.

APOIO

Associação Cultural e Beneficente Nipo Brasileira de Curitiba
Consulado Geral do Japão em Curitiba
Associação Okinawa Kenjinkai de Curitiba
Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná (CCIBJ do Paraná)

Para mais acesse:

Fonte: Teatro Positivo