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quarta-feira, 14 de novembro de 2012

NTT Data abre centro de software no Brasil e projeta dobrar negócios


Pouco mais de um ano depois de chegar ao Brasil, a NTT Data, empresa de serviços de tecnologia da informação (TI) do grupo japonês NTT, inaugurou em Curitiba seu primeiro centro de desenvolvimento no país. A unidade ficará concentrada no atendimento local. Projetos internacionais não estão nos planos. O investimento na estrutura não foi revelado.

A NTT Data reúne 800 profissionais no Brasil, divididos entre Curitiba e os escritórios de São Paulo e do Rio. A expectativa é que o número dobre em até dois anos. A NTT Data chegou ao país no ano passado, com a aquisição da italiana Value Team, que tinha uma operação local com 600 pessoas e receita de US$ 60 milhões. No começo do ano, a NTT Data incorporou a Total Systems, especializada no segmento financeiro, que tinha 200 pessoas. Hoje, a NTT Data tem 50 clientes no Brasil.

Segundo Angelo Mazzochi, responsável pela operação no país, a maior parte dos contratos é com empresas locais. Os principais segmentos de atuação são telecomunicações, finanças e manufatura. Sob a estratégia de crescimento no Brasil, a companhia pretende disputar espaço principalmente com as empresas de serviços de capital nacional, de acordo com Thomas Balgheim, que comanda as operações na Europa, no Oriente Médio, na Ásia e na América Latina.

Entre as oportunidades que a companhia pretende explorar está a área de pagamentos móveis. Com um projeto de lei para regulamentar o serviço no país, o governo brasileiro pretende criar uma espécie de câmara de compensação para intermediar as transações entre operadoras e bancos. De acordo com Balgheim, a NTT Data administra uma estrutura semelhante no Japão e pode fazer isso no Brasil. Em outra frente, o executivo destacou que a companhia pode conquistar clientes como a montadora BMW, que acaba de anunciar a construção da uma fábrica no Estado de Santa Catarina. A montadora é um dos maiores clientes globais da companhia de serviços de TI.

A NTT Data é a sexta maior do mundo em sua área de atuação, atrás de IBM, Hewlett-Packard (HP), Fujitsu, Accenture e CSC, segundo a empresa de pesquisa Gartner. No ano fiscal 2012, a receita global da companhia foi de US$ 15 bilhões. O resultado do Brasil é divulgado com Austrália e Índia. O bloco de países teve receita de US$ 330 milhões.

O investimento no Brasil faz parte da estratégia de expansão internacional da NTT Data. O processo, iniciado em 2008, tem como foco mercados emergentes, como a América Latina. Só na região, a companhia pretende investir US$ 1 bilhão nos próximos anos, segundo Balgheim.

O processo de expansão vem sendo feito basicamente por meio de aquisições. De acordo com o executivo, a companhia optou por comprar empresas de pequeno e médio portes, em vez de grupos maiores, para ser mais ágil e obter um relacionamento mais próximo com os clientes dos países onde pretende expandir suas operações. Sobre novas aquisições no Brasil, Balgheim afirmou que elas podem ocorrer e não descartou a possibilidade de compra de uma companhia de maior porte.

Fonte: Valor