Translation Support

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Cônsul Geral do Japão para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Noboru Yamaguchi, é nomeado Cidadão Honorário de Curitiba


O vereador João do Suco dá início a Sessão Solene que entregou o título de Cidadão Honorário de Curitiba 
ao Cônsul Geral do Japão, Noboru Yamaguchi

A comunidade nipo-brasileira de Curitiba compareceu em peso à sessão solene desta segunda-feira (19), no plenário da Câmara Municipal, para a entrega do título de cidadão honorário ao cônsul-geral do Japão para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Noboru Yamaguchi. Representando o governador Beto Richa, o secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Cassio Taniguchi, prestigiou o evento.

O autor da homenagem, Jorge Yamawaki (PSDB), foi o anfitrião da solenidade, que contou, ainda, com as presenças do presidente da Casa, João Luiz Cordeiro (PSDB) – João do Suco; do presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, e do cônsul-geral da República das Filipinas, Kiyoshi Ishitani.

O diplomata Noboru Yamaguchi assumiu o posto em Curitiba como Cônsul-Geral do Japão para a região sul do Brasil, no dia 23 de outubro de 2010, e estará se desligando no dia 21 de novembro de 2012. Esta é a quinta passagem em missão pelo Brasil. O diplomata que irá substituir o Cônsul-Geral é Yoshio Uchiyama.

De acordo com o vereador, a aprovação do projeto de lei que concede a cidadania curitibana à Noboru Yamaguchi foi unânime, o que reforça a importância de sua contribuição ao desenvolvimento da capital e ao fortalecimento das relações entre o Paraná e o Japão. “Ele exerce papel fundamental na promoção de investimentos de empresas estrangeiras no estado”, frisou.

O crescimento do investimento japonês na região Sul do país, e em especial em Curitiba, também foi lembrado pelo cônsul, ao fazer seu agradecimento na tribuna. Segundo Noboru Yamaguchi, hoje, cerca de 20 empreendimentos japoneses estão instalados na região da capital e de Ponta Grossa.

Para ele, isso é o resultado do intercâmbio comercial e cultural e da colaboração tecnológica entre as duas nações. Mas o aspecto econômico foi apenas um detalhes lembrado por Yamaguchi. Emocionado com a homenagem, o cônsul-geral fez questão de agradecer pela receptividade dos curitibanos e lembrou o apoio e a solidariedade dos paranaenses ao Japão, quando o país sofreu com o terremoto de março de 2011.

“As relações de vida e de mundo estão cada vez mais estreitas, o senhor saiu do outro lado do mundo para prestar serviços à nossa cidade. Tenho certeza que Curitiba está crescendo, tendo como cidadão curitibano o senhor”, ressaltou João do Suco, ao parabenizar o homenageado pelos serviços prestados à capital.

Outras presenças

Também prestigiaram a sessão solene desta segunda o vereador Professor Galdino (PSDB), o diretor geral da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Rui Hara; o superintendente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, Omar Sabbag Filho; o secretário municipal de Relações Institucionais, Jorge Luiz de Paula Martins, e o cônsul honorário da República do Chile, Luis Celso Branco.

Fonte: CMC