Translation Support

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Cônsul Geral do Japão despede-se do Paraná


O cônsul geral do Japão em Curitiba, Noboru Yamaguchi, esteve nesta segunda-feira (19/11) no Palácio Iguaçu, para despedir-se do governador Beto Richa. No próximo dia 31, ele deixa o cargo que ocupou por dois anos. “Fiz questão de, antes de retornar ao Japão, agradecer ao governo do Paraná pela grande parceria que formamos”, disse Yamaguchi. 

Acompanhado pelo cônsul adjunto, Takahiro Iwato, deputado federal Luiz Nishimori, pelo presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, pelo coordenador da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Rui Hara, pelo vereador Jorge Yamawaki, e pelo Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual do Planejamento, Paulo Base, Yamaguchi  citou exemplos do bom relacionamento com o governo, principalmente na atração de empresas japonesas ao estado, como a Sumitomo Rubber, fabricante de pneus e a Hamaya do Brasil, de reciclagem de resíduos eletrônicos.

O presidente da Câmara, Yoshiaki Oshiro, relata ao governador Beto Richa a realização de trabalhos 
conjuntos com o governo japonês na atração e mediação de empresas japonesas ao Paraná

O cônsul também lembrou a participação do governador Beto Richa na promoção do Jogo da Solidariedade, que em abril do ano passado arrecadou R$ 369 mil doados para as vítimas das enchentes do litoral do Paraná e do terremoto/tsunami no Japão. A partida, realizada em Curitiba, reuniu jogadores de futebol, como Zico, Romário, Dunga, Evair, Careca, entre outros, na qual somente a Câmara foi responsável pela arrecadação de cerca de R$18 mil junto as empresas associadas.

O governador disse que sente uma admiração pessoal pelo Japão, principalmente pela contribuição de imigrantes do país para o desenvolvimento econômico e social do Paraná. “O Paraná agradece seu empenho para trazer investimentos ao Estado. O Japão foi e será um grande parceiro na gestão”, disse Richa ao cônsul. 

O governador entregou a Noboru Yamaguchi uma carta de agradecimento e uma gravura do artista curitibano Poty Lazzarotto.

Fonte: Governo do Estado
Trechos: CCIBJ do Paraná