Translation Support

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Medalha de Honra ao Mérito Cruzeiro do Sul é entregue ao Cônsul Geral do Japão em despedida

Cerca de 80 pessoas estiveram na noite desta terça-feira, 13, na sede da Associação Cultural e Beneficente Nipo-brasileira de Curitiba para a despedida do Cônsul Geral do Japão para a região sul do Brasil, Noboru Yamaguchi, que após dois anos de serviços prestados, retorna a Tóquio.

Contando com a participação de representantes de praticamente todas as entidades nikkeis sediadas em Curitiba, como Câmara, ABD, Bunkyo, Apaex e Nikkei Clube, o presidente da entidade, Jorge Ishii, agradeceu a presença de todos e ratificou a importância dos trabalhos realizados por Yamaguchi no último biênio. "O Cônsul Geral Yamaguchi será lembrado como um diplomata atuante que nos auxiliou em todos os setores que dizem respeito a manutenção harmoniosa da nossa cultura e identidade, através da doação de livros, equipamentos hospitalares, veículos, entre outros, seja na promoção de debates em prol da formação de novas lideranças" completou.

O presidente da CCIBJ do Paraná, Yoshiaki Oshiro, entrega o diploma e a medalha de Honra ao Mérito Cruzeiro do Sul ao Cônsul Geral do Japão para o Sul do País, Noboru Yamaguchi

Também convidado para discursar, o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, realçou o que fora expressado por Ishii. "Não me resta dúvidas que a atuação do Cônsul Yamaguchi fora extremamente presente e de constante demanda, sobretudo no que diz respeito ao auxílio à atração de empresas japonesas ao nosso estado. Não por acaso, nos últimos dois anos duas empresas japonesas aportaram o Paraná, após um trabalho conjunto desenvolvido em parceria do governo do estado e entidades congêneres como a Câmara. Iremos sentir muito sua partida, todavia encontramo-nos confiantes que esta boa relação e os trabalhos realizados até então deverão ser mantidos e aperfeiçoados no futuro" disse.

O evento serviu também para a entrega da medalha de Honra ao Mérito Cruzeiro do Sul, título dado pela câmara japonesa de comércio do Paraná a lideranças e empresários locais que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento das relações bilaterais Brasil-Japão e/ou fortalecimento da comunidade nipo-brasileira local. Visivelmente emocionado, Yamaguchi agradeceu a todas as homenagens, afirmando em tom de descontração que o Paraná, depois do Japão, é a terra onde encontram-se as pessoas mais simpáticas e hospedeiras, e que jamais irá se esquecer desta terra que o acolheu com tamanho amor e carinho.

A medalha de Honra ao Mérito Cruzeiro do Sul entregue ao Cônsul Geral Yamaguchi 

Para o deputado estadual Teruo Kato, o trabalho desenvolvido pelo consulado nos últimos dois anos aproximou o governo japonês das colônias nipo-brasileiras espalhadas por todo o Paraná. "Sou testemunha do incansável trabalho conduzido pelo Cônsul Geral Yamaguchi junto as colônias nikkeis do estado. De Foz do Iguaçu à Londrina, suas viagens abriram um importante canal de diálogo entre o interior e o Japão, renovando os compromissos do governo japonês para com seus descendentes".

DEMAIS PRESENÇAS

Também estiveram presentes: Teichum Hiramatsu, presidente da ABD, Jorge Yamawaki, vereador, Rui Hara, coordenador da COMEC, Rui Lemes, presidente da AGINPAR, Atsushi Yoshii, presidente da A.Yoshii Engenharia, Sergio Maeoka, presidente das farmácias e drogarias Nissei, Kiyoshi Ishiani, Cônsul Geral das Filipinas, Hirofumi Nakagiri, presidente da CCM do Brasil, além de demais autoridades, empresários e lideranças.