Translation Support

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Câmara no I Seminário Nacional dos Fóruns Estaduais das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte


Ricardo Barros, secretário de estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul
em seu discurso de abertura

Foi realizado entre os dias 19 e 20 de novembro na FIEP, o I Seminário Nacional dos Fóruns Estaduais das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, idealizado pela Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais - Conampe e que contou com a participação de membros da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná.

Contando com o apoio da Secretaria do Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul - SEIM,  o seminário reuniu representantes da União, Estado e municípios, iniciativa privada, federações, sindicatos, associações e de outras entidades para trocar experiências e debater ações para o fortalecimento do setor.

Os fóruns estaduais são as instâncias governamentais competentes para cuidar dos aspectos não-tributários relativos ao tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas e empreendedores. São formados por representantes dos poderes públicos municipais, estadual e federal, federações, associações, iniciativa privada e outros. O Fórum paranaense é um dos pioneiros, considerado referência nacional e utilizado como modelo por outros estados.

Gestão

A abertura foi marcada também pela palestra do consultor Maro Aurélio Vianna, especialista no setor de Mpe’s. Vianna, que trabalha há décadas como consultor de empresas, é enfático em classificar a capacidade de gestão como uma das principais ferramentas para o sucesso dos empreendedores. “A capacidade de gestão dá flexibilidade ao empresário para enfrentar as mudanças do mundo moderno”, afirma.

De acordo com Vianna, o Brasil apresenta atualmente as maiores taxas de crescimento do empreendedorismo no mundo. “Eventos como este sediado no Paraná são fundamentais para debater ações para o fortalecimento do setor, seja pela sua própria força, seja pela competitividade ou pelo nível de excelência”, diz.

Participaram da abertura do seminário o senador Sérgio Souza; Pedro Rigo, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Espírito Santo; Norbert Heinze, do Conselho da Micro e Pequena Empresa da Fiep; Luiz Claudio Romanelli, secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária; Darci Piana, presidente da Fecomércio; Ardisson Akel, presidente da Jucepar; Jonas Bretão, presidente da Fampepar; e Mirian Gonçalves, vice-prefeita eleita de Curitiba, entre outras lideranças nacionais e regionais.

Fonte: AEN