Translation Support

domingo, 30 de setembro de 2012

Tempestade deixa dezenas de feridos no Japão


Um forte tufão que se dirigia, neste domingo, para Tóquio deixou dezenas de feridos, apagões e trânsito parado no Sul e no Oeste do Japão. O Serviço Meteorológico do Japão informou que o tufão Jelawat chegaria na noite de domingo à região de Tóquio.

O serviço alertou sobre possíveis chuvas torrenciais e fortes rajadas de vento, aconselhando as pessoas a ficar em casa. A agência informou que a tempestade tinha ventos de até 128 quilômetros por hora ao passar pela zona metropolitana de Nagoya, no centro do país.

A prefeitura de Nagoya pediu o desalojamento de pelo menos 50 mil pessoas em razão do risco de enchentes devido à elevação do nível de seu rio. Mais de 10 mil pessoas foram evacuadas da cidade de Ishinomaki, na costa norte do Japão, que foi devastada pelo tsunami do ano passado.

Por causa do tufão, 145 pessoas tiveram ferimentos leves no Sul e no Oeste do Japão. Metade dos feridos estava no sul da ilha de Okinawa, segundo noticiou a rede de televisão NHK.

Dezenas de milhares de casas ficaram sem eletricidade. Dezenas de trens suspenderam seus serviços nas zonas costeras da periferia de Tóquio, e muitas lojas fecharam as portas na capital japonesa, na manhã deste domingo, enquanto a tempestade se aproximava. O otufão também poderia chegar na madrugada de segunda-feira ao norte do país e entrar no Oceano Pacífico.

(Associated Press)