Translation Support

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Câmara na abertura do IX Encontro Internacional de Estudos Japoneses no Brasil

O Cônsul Geral do Japão para os estados do Paraná e Santa Catarina, Noboru Yamaguchi, em seu discurso de abertura 

Na manhã desta quinta-feira (30), a  Universidade Federal do Paraná, em Curitiba sediou o  XXII ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA JAPONESA e IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS JAPONESES NO BRASIL. O congresso reúne os mais renomados pesquisadores sobre Estudos Japoneses e discute a pós-modernidade no Brasil e no Japão.

A questão da identidade nipo-brasileira é o fulcro das discussões. Nas relações entre o Brasil e o Japão, a questão que vem sendo discutida desde a a abertura das  relações entre os dois países,   em 1895 com a assinatura do Tratado de Comércio e Amizade foi a da integração dos imigrantes japoneses e seus descentes à cultura brasileira.  No Japão pós-moderno houve uma revolução impulsionada pelo crescimento econômico. No Brasil, a partir da década de 1980 percebe-se uma situação de crise e perda de legitimidade dos discursos que sustentavam a visão de integração. A  discussão sobre etnicidade passa a ser consciente e as perspectivas são outras.

Na conferência de abertura, na área de História, os professores Jeffrey Lesser (brasilianista norte-americano e especialistas em grupos étnicos), Christiane Stallaert (especialista belga em sociedade multicultural e etnicidade) e Koichi Mori (antropólogo japonês radicado no Brasil especialista em etnicidade) farão uma discussão em torno das problemáticas atuais dos grupos étnicos nikkeis.

Já na literatura, contaremos com a presença do Professor  Paulo Franchetti (haicaísta e crítico literário) que irá proferir uma palestra sobre a “aclimatação” do haicai japonês ao Brasil. Ainda no campo da literatura, os professores Dr. Philippe Humblé (especialista em tradução e lexicografia), Dra Zelideth Maria Rivas (especialista em literatura dos imigrantes japoneses no Brasil) e Dr.Igor Machado (especialista em assuntos sobre niponicidade) irão debater sobre a apropriação e adaptação da literatura para a cultura brasileira.

Na questão linguística, o professor japonês Isao Santo irá apresentar, de forma inovadora, como se deu a revolução linguística no Japão da era Meiji (1868-1912). No Brasil, entre os descentes de japoneses, podemos ainda sentir as influências culturais e linguísticas desse período do Japão.

Para a abertura do evento, a Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná (entidade apoiadora) esteve representada pelo seu presidente, Yoshiaki Oshiro.

Informações e inscrições no site:
http://www.estudosjaponeses.com.br/con2012/

Fonte: jornalmemai.com.br