Translation Support

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Nissan quer usar mais peças estrangeiras em fábricas japonesas


TÓQUIO - A Nissan Motor deve passar a utilizar mais peças importadas em suas fábricas no Japão, passando de 30% no ano fiscal de 2011 para 40% até o exercício de 2016, noticiou hoje o jornal local “Nikkei”.

Com o iene se firmando em altos valores frente ao dólar e outras moedas internacionais, a montadora quer aumentar a competitividade de suas unidades domésticas impulsionando a procura por componentes mais baratos da China, da Coreia do Sul e de outros países asiáticos.

A Nissan já usa mais partes estrangeiras em seus veículos do que a concorrência, que têm uma média de importação de menos de 20%. O incremento nas compras no exterior para a montadora deve vir, principalmente, das subsidiárias na região de Kyushu — ilha no extremo sul do Japão —, para se aproveitar da proximidade com outros países da Ásia.

As duas linhas de montagem da companhia na região respondem por cerca de metade de toda sua produção doméstica. Componentes estrangeiros representam cerca de 40% do total utilizado no modelo NV350 Caravan, lançado em junho. Já o X-Trail, que começa a ser vendido no ano que vem, deve usar metade das peças vindas de fora.

(Dow Jones Newswires)