Translation Support

sábado, 15 de setembro de 2012

Cooperativa Agrícola de São Joaquim (Sanjo) recebe comitiva da Câmara e Consulado Geral do Japão

A comitiva da Câmara na fábrica de vinhos da Sanjo em São Joaquim, SC

Neste final de semana uma comitiva formada pela presidência da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná e o Cônsul Geral do Japão para os estados do Paraná e Santa Catarina, Noboru Yamaguchi, esteve visitando a cidade de São Joaquim, interior de Santa Catarina.

Na pauta, a visita a sede da Cooperativa Agrícola de São Joaquim (Sanjo) fundada em 1993 por um grupo de 34 fruticultores, em sua maioria imigrantes e descendentes de japoneses.

Contando com 80 cooperados, que juntos produzem cerca de 40 mil toneladas de maçã das variedades Fuji e Gala, além de uva, mirtilo e goiaba, a cooperativa emprega hoje cerca de 330 funcionários, comercializando não só frutas, bem como derivados como vinhos, fermentados, espumantes e sucos.

Acompanhada pelo presidente da Sanjo, Nobuyoshi Shimizu, e pelo diretor de packing, Paulo Iida, a comitiva visitou também as instalações da fábrica de vinhos da cooperativa, premiados com os rótulos Núbio Sauvignon Blanc 2011 e o Maestrale Chardonnay 2010 (Concurso Nacional de Vinhos Finos e Destilados do Brasil e Concurso Mundial de Bruxelas-Brasil (CMBB)).  

A medalha de prata no concurso Vinalies Internacionales, realizado em 2010 em Paris, foi um dos pontos altos na história da vinícola. Promovido pela Associação de Enólogos da França, o concurso contou com a participação de 3199 rótulos de 39 países, que foram avaliadas por 126 degustadores e jornalistas especializados de várias nacionalidades.

A visita serviu também para formalizar o convite de sociedade entre a Câmara e a cooperativa. "A cooperativa é um exemplo concreto do idealismo e trabalho que sempre norteou as atividades da comunidade nipo-brasileira em nosso país. Seria uma honra para a instituição ter a Sanjo como parceira" disse Yoshiaki Oshiro, presidente da CCIBJ do Paraná.

Para mais, acesse: