Translation Support

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Câmara e Consulado Geral do Japão visitam interior de Santa Catarina

 Noboru Yamaguchi, Cônsul Geral do Japão para os estados do Paraná e Santa Catarina, em seu discurso na abertura do 15ª Sakura Matsuri de Frei Rogério.

Durante este final de semana (1-2/09), a presidência da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná juntamente com o Cônsul Geral do Japão para os Estados do Paraná e Santa Catarina, Noboru Yamaguchi, estiveram visitando os municípios de Fraiburgo e Frei Rogério, interior de Santa Catarina para participar do tradicional 15ª Sakura Matsuri de Frei Rogério.

O evento é realizado todos os anos pela Associação Cultural Brasil-Japão (ACBJ) no Parque Sakura, e celebra as tradições nipônicas mantidas pela Colônia Japonesa do Núcleo Celso Ramos através de apresentações culturais, cerimonial do chá, danças, kendô (luta), caligrafia japonesa, comidas típicas, entre outras atrações. 

Segundo Elzami Miwa Onakapresidente do Conselho de Turismo, a Associação busca integrar o evento à comunidade de Frei Rogério, mesmo fora da Colônia Japonesa. “Algumas pessoas que participaram do curso de yakisoba, em maio, disponibilizaram-se para ajudar durante a Sakura Matsuri”, disse.

Considerado um dos maiores eventos turísticos da região, a edição deste ano contou com a participação de cerca de 2 mil pessoas.

Visita a Renar Maçãs

A viagem também serviu para estreitar as relações institucionais com a empresa Renar Maçãs S/A, de Fraiburgo, uma das maiores produtoras de maçãs do país.

Recebidos pelo diretor geral, Roberto Frey, a comitiva teve a oportunidade de realizar uma visita técnica a empresa, além de conhecer seus pomares, mantidos desde 1962 pela família Frey, pioneira no cultivo de maçãs no país.

São cerca de 3 mil hectares de terras próprias para a produção de frutas, além da produção de terceiros que recebem insumos agrícolas, suporte financeiro e gestão de qualidade da RENAR. 

Em 2009, a Companhia teve produção de 44 mil toneladas maçãs. O modelo de negócios é baseado em um sistema de produção altamente moderno, com tecnologia de ponta, responsabilidade sócio-ambiental executando em sua prática diária a constância nos padrões conhecidos mundialmente e reconhecido por lei e pelo mercado, pelo selo de classificação ABPM e as certificações internacionais da GLOBALGAP, HACCP e BRC.

Para mais, acesse:
http://www.renar.agr.br/

Foto: Yukako Nagamura
Depoimento Elzami Miwa Onaka: http://www.adjorisc.com.br/