Translation Support

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Sony e Olympus aliam-se em nova companhia


As companhias japonesas Sony e Olympus anunciaram, na sexta-feira, um acordo para criar uma empresa de equipamentos médicos. O objetivo da aliança é fortalecer a participação de ambas em segmentos como os de endoscópios e microscópios, segundo informaram as companhias em comunicado. A parceria também vale para a área de câmeras digitais.
 
De acordo com os termos financeiros da parceria, a Olympus vai emitir 34,3 milhões de ações ordinárias para a Sony. Após a compra desses papéis, a Sony passará a ter uma participação de 11,46% no capital da Olympus. Considerando o preço de 1,454 ienes por ação acertado, a Sony desembolsará 50 bilhões de ienes (US$ 645 milhões) para ampliar sua fatia na Olympus.
 
A joint venture formada na área de equipamentos médicos ainda terá o nome definido pelas duas companhias. A empresa terá sete diretores, sendo quatro deles indicados pela Sony e três pela Olympus. A Sony terá participação de 51% no negócio, enquanto a Olympus ficará com os 49% restantes.
 
Na área de câmeras digitais, as companhias vão continuar atuando de forma independente. Nesse caso, a parceria se dará por meio do compartilhamento de tecnologias, como sensores de imagem e lentes fotográficas.
 
Em nota, o executivo-chefe da Sony, Kazuo Hirai, afirmou que a companhia japonesa "está buscando agressivamente o crescimento do negócio de equipamentos médicos".
 
A aliança da Olympus com a Sony já era esperada. A Olympus é uma das companhias mais endividadas do Japão e estava buscando uma parceria, enquanto tenta resolver uma fraude fiscal de US$ 1,7 bilhão que abalou seus negócios. Na quarta-feira, dois dias antes do anúncio, três executivos da Olympus se declararam culpados de divulgar informações financeiras falsas para encobrir perdas na companhia.

Fonte: Valor