Translation Support

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Apresentação de empresas japonesas do setor de ultra-sonografia reúne especialistas na sede da Câmara

Na foto: Massakazu Sato, engenheiro da Microsonic Co. Ltd., faz apresentação do 
"Microsonic's Ultrasound Diagnostic Equipment Development Platform"

A Câmara japonesa de comércio do Paraná - em parceria do Instituto Cultural e Científico Brasil Japão (ICCBJ) e FMO Co. Ltd., (empresa de consultoria empresarial do Japão) - realizou na tarde desta sexta-feira, 14, a apresentação oficial das empresas Microsonic Co. Ltd., e Apple House Co. Ltd., ambas sediadas em Tóquio e que há mais de duas décadas atuam no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias no campo da ultra-sonografia.

Contando com a presença de cerca de 35 convidados (em sua maioria especialistas de universidades como  PUC & UTFPR) incluindo o Cônsul Geral do Japão para os estados do Paraná e Santa Catarina, Noboru Yamaguchi, o Vice-Presidente da FIEP, Rommel Barion, e Eduardo Tavares Costa, professor Doutor da Unicamp (considerado um dos principais especialistas do assunto no país), o evento teve como escopo a introdução da plataforma de desenvolvimento de hardware e software de ultra-sonografia de ambas empresas no país.

Na foto: o engenheiro Sato esclarece as dúvidas do professor Doutor da UTFPR, Joaquim Maia

Segundo os representantes Massakazu Sato (Microsonic) e Uehara Kazuhiko (Apple House), a intenção é expatriar estas soluções para o Brasil. "Viemos apresentar nossos produtos e soluções aos brasileiros porque entendemos que o país - em termos de América Latina - é o mais preparado para receber e desenvolver a tecnologia apresentada. Não queremos simplesmente vender um determinado produto, mas sim, que o Brasil passe a fabricar estes equipamentos aqui, barateando e nacionalizando o processo" disse Sato.

Para o professor Costa, que também é pesquisador do Centro de Engenharia Biomédica (CEB), o evento abre um importante canal de diálogo com o capital privado japonês. "Sem dúvida o Japão possui um vasto know-how tecnológico que pode ser utilizado para o desenvolvimento de novas plataformas e equipamentos de ultra-sonografia no Brasil. Contudo, é preciso que ambos os países, sobretudo através de suas chancelarias, sinalizem este real interesse (de constituírem projetos conjuntos) a fim de garantirmos a manutenção legal de uma relação win/win e não de interdependência. A exemplo de parcerias bem sucedidas com a Alemanha, por exemplo, estou seguro que é possível trabalharmos em consonância do Japão na transferência deste tipo de tecnologia" ressaltou.

Na foto: o engenheiro Uehara da Apple House apresenta o software da plataforma apresentada pela Microsonic

De acordo com o professor Doutor da UTFPR, Joaquim Maia, o evento concedeu a acadêmicos e especialistas a oportunidade de conhecerem a plataforma proposta in loco, uma vez que a Microsonic trouxe pela primeira vez ao país seu equipamento de demonstração. "Foi muito importante conhecermos alguns dos avanços do Japão nesta área, principalmente com a apresentação do equipamento em si. Desta forma pudemos visualizar de perto seus componentes e esclarecemos todas as dúvidas em torno deste. Parabéns a Câmara pela iniciativa" completou.

Para mais sobre a Microsonic e seus produtos e tecnologias, acesse:
http://microsonic.co.jp/index.html