Translation Support

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Câmara recebe diretor do governo japonês para realização de pesquisas no Paraná

A comitiva da Câmara na sede do Grupo Hubner em Araucária

Nesta segunda-feira, 17, o diretor de pesquisas da Jetro Tóquio (Organização de Fomento e Comércio Exterior do Japão – coligada ao Ministério da Economia, Indústria e Comércio do mesmo país), Yasushi Ninomiya, esteve visitando uma série de empresas e indústrias instaladas no Paraná a fim de colher opiniões e depoimentos a respeito do desempenho da economia local; seus avanços, retrocessos, obstáculos e desafios.

A pesquisa tem por objetivo relatar ao governo japonês a realidade e o panorama da economia paranaense sob a perspectiva dos empresários locais (incluindo representantes de multinacionais) especialmente dos setores da metalurgia, fundição, autopeças e reciclagem de eletrônicos.

Contando com o apoio da Câmara para o cumprimento deste objetivo, sobretudo no agendamento de visitas institucionais a empresas como Nissan (São José dos Pinhais), Igasa S/A (Curitiba), Grupo Hubner (Araucária) e Hamaya do Brasil (Fazenda Rio Grande), Ninomiya relatou que o país atravessa um bom momento, enfrentando com solidez o pessimista cenário em que se insere a economia mundial. “O Brasil vem demonstrando através de uma série de medidas como a redução do IPI e dos juros, desoneração da folha de pagamentos, aumento do crédito e controle da inflação, que existe um real e concreto desejo de desenvolver a indústria local. Este promissor desenvolvimento nos incentiva a divulgar o país como uma rota segura para futuros investimentos no Japão” completou.

Galpão de lixo eletrônico (e-waste) da Hamaya do Brasil 

Segundo Fujio Takamura, diretor da câmara, o trabalho realizado pela Jetro também serve de estímulo para que novas empresas japonesas aportem investimentos no estado. "A pesquisa também visa o fomento de parcerias e a constituição de joint ventures, pois este tipo de trabalho, além de transmitir com fidelidade a realidade da nossa indústria, incentiva as empresas japonesas a conhecerem nosso estado e a visitarem as empresas locais, principalmente aquelas dispostas a celebrarem parcerias internacionais" relatou.

AGRADECIMENTOS

Registramos aqui os nossos sinceros agradecimentos a todos aqueles que nos atenderam gentilmente durante as visitas institucionais programadas, em especial Janete Tomelin (Diretora Geral Bricarbras – Grupo Hubner), Tadeu Santos (Diretor de Vendas Grupo Hubner) Carlos Hasegawa (Gerente de Projetos Nissan Automóveis), Edgar Gonçalves (Diretor Industrial Igasa S/A), Nélio de Oliveira (Supervisor de Vendas Igasa S/A), e Roberto Itai (Diretor Geral Hamaya do Brasil).

Para mais sobre a Jetro e as empresas mencionadas, acesse: