Translation Support

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

China e Japão dão sinais de fragilidade na economia


Dados divulgados ontem pela China e o Japão mostram o enfraquecimento das duas principais economias asiáticas, em meio à crise da dívida na Europa.
Na China, o indicador antecedente da atividade industrial medido pelo HSBC sugere que o setor deve se contrair, aumentando sinais de que a economia está desacelerando pelo sétimo trimestre consecutivo. O Índice de Gerentes de Compras (PMI) atingiu 47,8 pontos em setembro, contra 47,6 em agosto, completando a maior série histórica de leituras abaixo de 50 pontos - foi o 11º mês seguido. Números menores que 50 indicam contração da atividade.
O relatório sugere que o governo terá que lançar novas medidas de estímulo para não perder a meta de crescimento para o PIB do país neste ano, de 7,5%.
No Japão, dados preliminares apontam que o país teve o segundo déficit comercial seguido em agosto, com a desaceleração da economia global afetando as exportações - o saldo negativo foi de US$ 9,6 bilhões. As vendas externas recuaram 5,8% contra um ano antes, o terceiro declínio seguido. Os embarques para a Europa caíram mais de 20% e para a China cederam quase 10%. Já as importações caíram 5,4% no mês passado, perante um ano antes.
Fonte: Valor