Translation Support

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Hitachi Zosen confirma estudo de viabilidade econômica em Curitiba

O secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Cassio Taniguchi, recebe a comitiva da Hitz

Na manhã desta sexta-feira, 21, uma comitiva composta por membros da câmara japonesa de comércio do Paraná, Jetro (órgão de fomento e comércio exterior ligado ao governo japonês) e Hitachi Zosen (Hitz), reuniu-se com o secretário do Planejamento e Coordenação Geral do Paraná, Cassio Taniguchi, para oficializar junto ao governo do estado o início dos estudos de viabilidade econômica para a recuperação energética de resíduos no município de Curitiba.

Segundo Kan Kurihara, diretor da Jetro, o Ministério da Economia, Indústria e Comércio do Japão acabou de aprovar o repasse de recursos à empresa, que até fevereiro de 2013 irá prospectar as potencialidades do município de Curitiba para a introdução de incineradores de resíduos capazes de gerar energia. 

Comum em países como Alemanha, Japão e Holanda, este sistema possui amparo legal, sendo sua implantação prevista pela Política Nacional de Resíduos, em vigor desde 2010.

De acordo com Fujio Takamura, diretor da câmara, foi a partir da "I° Conferência Paraná Japão de Recuperação Energética de Resíduos" realizada pela câmara em parceria da FIEP e Jetro, que o município de Curitiba deu início aos diálogos com o Japão.  "Os aterros sanitários a céu aberto estão com os dias contados no país e Curitiba sai na frente neste trabalho em consonância com o Japão. A conferência realizada na FIEP em março deste ano trouxe ao poder público local um novo leque de possibilidades" disse Takamura.

Para mais sobre a empresa, acesse: